Você leva marmita?

Olá, como vocês estão?Hoje o post é de inspiração!! HAHAHA

Eu costumo levar marmita sim, minha rotina é maluca!Mas o que pode ser feito na hora? o que pode ser congelado? Onde posso guardar ou levar as mamitas? E se vazar comida na minha bolsa? Se estragar? Hoje eu vou contar como eu me viro para manter uma alimentação ”saudável” e o melhor sem gastar mais da metade do salário em restaurantes no centro.

Passo nº 1:

Reserve um momento da sua semana, o tempo que você vai demorar depende do seu cardápio escolhido, eu particularmente como o que tem, como coisas saudáveis mas tipo não sigo uma dieta de só como tal coisa e feita de tal jeito.

Então o primeiro passo é escolher o que vai comer durante a semana, eu indico por ingredientes ”chaves”, por exemplo, sei que todas as marmitas terão arroz, feijão e salada/verduras, o que vai diferenciar as marmitas são as carnes e o modo de preparo delas.

 Passo nº 2:

Cozinhe primeiros os ingredientes mais demorados, faça uma ordem de tudo que você selecionou e veja o que precisa para o preparo, otimize o tempo.

Eu começo escolhendo feijão, enquanto o mesmo fica de molho eu já começo a lavar e descascar os legumes e salada, os legumes eu já separo a quantidade que pretendo usar nas porções e cozinho a vapor ( ou em água fervente).

Não costumo fazer a salada na hora, pois acho que salada deve ser fresquinha e temperada o mais perto possível da refeição.

Passo nº 3

Eu alterno as marmitas com arroz e batata doce, uma dica importante não é aconselhável  congelar batata não importa o tipo, por que ela absorve a água e perde a textura, perde o gosto…Então o que faço? Purê de batata doce (ou inglesa ”normal”).

  • Purê de batata doce eu esmago a batata com o garfo mesmo, coloco um pouco de leite e manteiga, pronto.
  • O arroz eu separo porções e cozinho só com óleo, sal e água.

Passo nº 4

Essa é a parte que mais gosto de fazer, pois brinco com os ingredientes, por exemplo, peito de frango, podemos fazer grelhado, desfiado, com molho e legumes,  com molho dentro da panqueca….Carne moída com massa ( no lugar do arroz e batata), bife de gado grelhado, strogonoff, molho de carne, carne de panela…

  • Aquela dica manjada mas você sabe desfiar frango sem ser como a vó ensinou com garfo em um prato? Faça o peito de frango na panela de pressão, coloque o frango, sal a gosto e cubra com água, espere pegar pressão e conte 15 /20 minutes, tire a pressão e a água, feche a panela e poe esses corpitcho pra mexer, bora sacudir a panela e quando abrir o frango estará desfiado.

Passo nº 5

Quanto as saladas, como eu disse … não da pra congelar e é muito ruim aquecer, por exemplo, tomate e alface, queimam no congelador e murcham quando aquecemos. Eu cozinho os legumes, beterraba, brócolis e deixo na geladeira sem tempero sem problema, até dá para congelar, mas as saladas frescas indico lavar e deixar na geladeira e um pote de vidro ou em saquinhos com lacre e na hora de pegar sua marmita coloque em um recipiente separado e tempere.

Abaixo vocês podem ver que os potes tem etiquetas com o que tem em cada uma, quando o pote congela fica meio difícil de ver o que é o que, é uma boa dica.

Indicações:

Não congele: Ovo, batata, frutas, saladas, iogurtes, maionese…

Onde levar a marmita?

Eu comprei da Riachuello aquelas bolsinhas térmicas por R$ 50,00, em bazares tem por menos e tem vários tipos, confesso que a minha não é revestida de alumínio e tudo mais, mas quebra o galho.

  • Quanto aos potes eu indico os de vidros, caso não tenha, use os de plásticos mesmo mas descongele a comida em um prato, existem também aquelas embalagens de marmita, são baratinhas e dá para lavar e usar de novo, mas não sei o que o plástico transmite para a comida então aconselho só conservar no pote mas na hora de aquecer passe a comida para o prato.

Onde guardar? 

Se no seu local de trabalho geladeira, aconselho a comprar as bolsas térmicas com alumínio que mantem a comida fresquinha sim, caso tenha, melhor ainda só chegar e deixar sua bolsinha térmica na geladeira.

Não tenho onde aquecer, e agora?

Eu achei um vídeo de receitas onde as marmitas ficam gostosas sem precisar aquecer!

O canal se chama Cozinha Bach e lá você encontra vários videos legais!!

Vídeo da marmita fria – > https://www.youtube.com/watch?v=9KzJy4q6C9g

E se vazar?

Eu por preguiça de levar a bolsa térmica já coloquei o pote em uma sacola e taquei da bolsa, assim, sem medo…Vocês imaginam o que houve né? Tinha feijão até no meu blush.

Eu sempre passo um papel filme por volta do pote e coloco o pote no fundo de uma sacola, giro e dou um nó bem no meio do pote, nunca mais vazou e quanto as bebidas, eu levo suco em uma garrafinha, eu também ponho papel filme no bico e depois fecho com a tampa.

 

Essa foi minha dica de hoje meninas e meninos… Espero ajudar vocês nessa missão que é preparar e levar marmitas todos os dias, se quiserem eu trago dicas sobre os lanchinhos também!!

Com amor,

Duda.

 

Extrovertida, doida e tagarela. Gaúcha, apaixonada pelo mundo, que com seus 21 anos faz bagunça aqui no blog com toda sua hiperatividade. Taurina de carteirinha e futura bióloga, a tagarela tem como hobby comer batata frita, desbravar as curiosidades da internet e ler livros da Agatha
Comente pelo Facebook 😉

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *